Redes sociais como estratégias para o crescimento de empresas

Mais de 53% da população mundial marca presença nas redes sociais. Algumas estratégias que podem ser adotadas para melhorar os seus resultados da sua empresa.

O fato é que mais de 53% da população mundial estão presentes nas redes sociais. Essa informação torna evidente as diversas oportunidades que os negócios ganham através desses canais. Neste artigo, separamos algumas estratégias que podem ser aplicadas para chamar atenção desses usuários e, dessa forma, promover bons resultados.

Já sabemos que os usuários das redes sociais correspondem a mais de 53% da população mundial. Caso tenha achado esse número elevado, talvez se impressione com o tempo que o brasileiro em diferentes mídias, como: Facebook, Instagram e TikTok, que é nada mais, nada menos que 3 horas e 42 minutos.

Com a proporção e relevância desses canais é crucial para que as empresas desenvolvam estratégias para chamar a atenção das pessoas. Afinal, marcar presença no local em que o público está é o primeiro passo para alavancar as vendas.

Porém, a estratégia não deve parar por aí. Para ter bons resultados, você deve produzir conteúdos relevantes e ter uma regularidade nas suas publicações. Dessa forma, é possível atrair seguidores, estimular o engajamento e, ainda, se tornar uma referência no seu segmento de atuação.

Além disso, ao compartilhar os propósitos do seu negócio, você pode ganhar defensores da sua marca, o que é excelente para a reputação da sua empresa no mercado.

Como usar as redes sociais nas empresas?

Agora que você já sabe a importância de estar presente nas mídias sociais, listamos ações que te auxiliar no alcance de bons resultados através dos estabelecimentos dessas comunicações.

Conheça o seu público

Conhecer o seu público é essencial para a definição de estratégias mais acertadas. Afinal, é a partir do reconhecimento das suas dores que você consegue produzir conteúdos que chamem a sua atenção e despertem o seu interesse pelo produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

Para isso, você pode definir uma persona ou personagens semifictícios que representam o cliente ideal do seu negócio. Com base nas características em perguntas-chave como: qual o perfil dos seus clientes? Que tipo de trabalho desenvolvem? Quais as suas principais fontes de informação? Como funciona sua rotina? Quais são as suas dores e problemas? Como a sua empresa consegue ajudar ao possível cliente? É com bases nessas informações, é possível traçar um perfil dos seus clientes e, assim, adotar ações para atender às suas demandas.

Faça um planejamento

Um bom planejamento é fundamental para que a presença da sua empresa nas redes sociais e o alcance de bons resultados seja positivo. Defina os seus objetivos de curto, médio e longo prazos. Em seguida, trace as ações que precisam ser adotadas para alcançá-los.

Além disso, é importante organizar o seu calendário de publicações com antecedência e planejar as postagens que devem ser feitas em datas específicas, como:  Dias dos Namorados, Natal, Ano novo e entre outros.  Assim, você consegue oferecer conteúdos relevantes para a sua audiência e sempre marca presença no digital.

Tenha periodicidade

Ter postagens frequentes da empresa é crucial nas redes sociais. Afinal, é a partir do conteúdo publicado que o seu negócio pode chamar a atenção dos seguidores e incentivar o engajamento.

Uma dica válida é definir alguns dias para as publicações nos mesmos horários. Por exemplo, você pode escolher as terças e quintas, às 19 horas, para postar os seus conteúdos. Dessa forma, você consegue fazer posts com regularidade e também criar uma expectativa dos seus seguidores para consumir o seu conteúdo.

Engaje os seguidores

Há uma preocupação constante em conseguir um número crescente de seguidores, mas é esquecido um aspecto fundamental: aumentar a taxa de engajamento. Essa métrica é relevante e, inclusive, é considerada pelos algoritmos de diversas redes sociais para identificar a relevância de uma página e, dessa forma aumentar o seu alcance orgânico.

Quanto maior o engajamento da sua página, melhor para a sua empresa, além de mais visibilidade. Com isso, a confiança do público com a sua marca aumenta, bem como o estabelecimento de conexões.

Portanto, incentive a interação dos seguidores com o seu conteúdo. Para isso, algumas dicas:

  • Criar enquetes;
  • Responder os comentários;
  • Monitorar as menções à sua empresa.

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