Copa do Mundo 2022: saiba como fazer marketing sem comprometer as regras da FIFA

Em contagem regressiva muitos brasileiros estão nos preparativos para viver mais uma experiência de um dos maiores eventos esportivos – a Copa do Mundo de Futebol. Este ano a competição inicia em 20 novembro, no Catar, Oriente Médio, com a finalização agendada para o dia 18 de dezembro. No entanto, apesar do período parecer distante, muitos brasileiros já estão atentos sobre o evento: cerca de 79% pontuaram já estarem animados para acompanharem as partidas.

Aliado a esse cenário, o segundo semestre fica tradicionalmente mais intenso para o mercado comercial, com isso vem a complexidade pelo fato de a Copa do Mundo coincidir pela primeira vez com a Black Friday, primetime do varejo. Isso se reflete em um fenômeno chamado “supernovembro”. Isso já é considerado um desafio para as equipes de marketing que precisam gerenciar campanhas para os dois eventos, que ocorrem simultaneamente.

A princípio é comum uma movimentação em diversos meios de  comunicação tanto na plataforma digital quanto tradicional, o momento ideal para que marcas independente de seus formatos e tamanhos  as marcas macro ou micro aproveitem o contexto para a criação de ações focadas na competição. Todavia, é necessário tomar cuidado para a não violação dos direitos de propriedade intelectual da FIFA.

Neste artigo, compartilharemos como aproveitar esse evento para chamar atenção das pessoas para o aumento das vendas e o que não pode ser feito em ações publicitárias. Para isso, é preciso criar uma campanha focada na Copa com a certeza do que deve ou não fazer e assim não levar ‘cartão vermelho’. 

A seguir, separamos alguns elementos protegidos, como nomes, símbolos e até fontes, que possuem o direito de uso exclusivo da FIFA. Eles só podem ser usados com a finalidade comercial pela Federação ou pelos patrocinadores oficiais da competição. 

Dentre eles estão: “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”; “Copa do Mundo FIFA™”; “FIFA”; “Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”; “Copa Mundial” ou “Mundial”; “Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”; “2022”; além de Slogan, emblema ou pôster oficial; imagem ou nome do mascote oficial; do troféu oficial; marcas e logos da FIFA e a fonte oficial do evento.

Também há algumas restrições, que a CBF inclui como: o emblema da seleção, modelos de camisa e até a expressão “seleção brasileira”. Todas essas nomenclaturas também devem ser evitadas em hashtags e URLs. Mas calma, é possível usar os termos “Copa” e “Seleção” em campanhas.

Algumas expressões podem trazer dúvidas, como o uso de “2022”. Por isso, é melhor evitar do que correr o risco de ser notificado pela justiça, uma vez que o uso indevido da FIFA tem as ferramentas de identificação necessárias.

Aposte na criatividade durante a Copa do Mundo

Aproveitar a onda do campeonato, que acontece de quatro em quatro anos, é uma boa oportunidade para se destacar, mas exige criatividade. A seguir, confira algumas dicas para criar ações focadas na Copa e marcar um gol sem risco de impedimento!

Invista  nas cores da seleção

Use as cores da seleção para entrar no clima do torneio. As opções são diversas, podendo ser utilizadas no home do seu site ou app, além de peças de redes sociais e em materiais promocionais. No entanto, observe como incluir esses tons na sua comunicação sem ferir a identidade da marca.

Use elementos do futebol em campo

Bolas, campos gramados, apitos, traves de futebol são elementos visuais que podem ser utilizados.  Incorpore em ilustrações, fotos ou ícones em landing pages, banners e também nas redes sociais.

Já pensou em bater bola com as seleções participantes?

Para os negócios locais, bandeirinhas de cada país ou mesmo pratos com o nome das seleções é uma ótima aposta para as campanhas publicitárias durante a copa, com isso é possível   criar promoções ou apenas decorar lojas.

Use e abuse do “futebolês”

Termos muito usados no futebol podem ser explorados em ações de Marketing. Venda mais com  expressões como driblar, torcer, marcar um gol, aumentar o placar, entre outras, podem fazer parte do textos publicitários, títulos de artigos e legenda de posts em redes sociais.

O segredo campeão

Aposte em experiências interativas que podem trazer bons resultados na elaboração de campanhas sazonais.

E quando falamos em Copa, as opções são inúmeras e seja qual for a sua opção na hora de planejar uma campanha, pense em como ela será útil para a sua persona e como irá contribuir com os seus objetivos de Marketing. Não esqueça de definir metas, colher dados e testar, além de jogar junto com a criatividade!

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